terça-feira, 30 de março de 2010

ENTREVISTA COM DANIEL DIAS POR EMAIL


Entrevistamos o Daniel Dias, pois ele é um super campeão de natação mundial Paraolímpica, ele é o maior medalhista paraolímpico do mundo, e também é um grande exemplo de humildade e superação, e com muito orgulho que falamos que Daniel Dias é um conterrâneo nosso.


1-Quais foram as suas principais conquistas?
R: Dias - As medalhas do Mundial da África do Sul em 2006 e as das Paraolimpíadas de 2008 na China.

2-Quais foram seus principais incentivadores?
R: Dias - Meus pais.

3-Daniel, até que ponto você acredita que sua força de vontade em superar sua deficiência foi importante para suas conquistas nos jogos paraolímpicos?
R: Dias - Além da superação, foram também muita dedicação e perseverança.

4-Que dificuldades você teve até chegar às Paraolimpíadas?
R: Dias - As viagens para treinar, a falta de patrocínio e os treinos puxados. Tem dias que a gente desanima e até pensa em desistir, mas eu sempre achava força para seguir em frente. Meus pais e minha namorada me incentivam em tudo.

5-O que você achou de sua experiência em Pequim?
R: Dias – Participar das Paraolimpíadas foi a melhor coisa da minha vida. Tive a felicidade de ganhar a primeira medalha do Brasil, que foi a minha primeira de ouro. Acho que eu sou feliz por natureza, puxei isso da minha mãe.

6-O que falta para a prática de esportes por pessoas com deficiência ser encarada com naturalidade?
R: Dias – Falta incentivo para quem está começando, falta apoio e, mais ainda, falta as pessoas nos enxergarem como atletas de verdade, profissionais que treinam todos os dias, se sacrificam e merecem o mesmo reconhecimento.

7-Qual é sua rotina de treinamento?
R: Dias – Treino de segunda-feira a sábado, de 5.000 a 6.000 metros por dia. São duas a três horas por dia na piscina. Ainda faço pilates e tenho acompanhamento nutricional.

8-Você pretende divulgar o esporte paraolímpico de forma mais ativa?
R: Dias – Acho que a melhor forma de divulgar é dentro das piscinas, mostrando minhas conquistas. Com isso, as pessoas quebram o preconceito, conhecem o esporte e passam a apoiar.

9-Depois do sucesso em Pequim, o assédio feminino aumentou?
R: Dias – Sim, muito. Mas meu coração já está ocupado. E eu trato a todos com carinho por reconhecerem meu trabalho.

10-Você acompanha outro esporte? E, agora, qual é seu sonho, já que você conhece bem o pódio paraolímpico?
R: Dias – Acompanho o futebol. Torço pelo Corinthians. Meu sonho agora é estar em Londres (nas Paraolimpíadas de 2012) e melhorar meu desempenho. Quero trocar as medalhas de prata e bronze por ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário