Participam atletas com deficiência física e visual, em provas masculinas e femininas. As provas têm especificidades de acordo com a deficiência dos competidores e se dividem em corridas, saltos, lançamentos e arremessos. Nas provas de pista (corridas), dependendo do grau de deficiência visual do atleta, ele pode ser acompanhado por um atleta-guia, que corre junto ao atleta ligado por uma cordinha. Ele tem a função de direcionar o atleta na pista, mas não devem puxá-lo, sob pena de desclassificação. As competições seguem as regras da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), com algumas modificações como o uso de próteses, cadeira de rodas ou a possibilidade do atleta ser acompanhado por um guia, no entanto sem oferecer vantagem em relação aos seus adversários.
No Brasil, a modalidade é organizada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro através da Coordenação de Atletismo, atualmente ocupada pelo Prof. Ciro Winkler.
Histórico:
Desde os Jogos de Roma, em 1960, o atletismo faz parte do programa paraolímpico oficial. Por ser normalmente disputado nos principais estádios dos Jogos Paraolímpicos, o esporte é um dos que mais atrai público. As primeiras medalhas do Brasil em Paraolimpíadas da modalidade vieram em 1984, tanto em Nova Iorque quanto em Stoke Mandeville, Inglaterra. Nos Estados Unidos foram conquistadas seis medalhas: uma de ouro, três de pratas e duas de bronze. Na cidade inglesa, o Brasil obteve cinco medalhas de ouro, nove de prata e uma de bronze. Em Seul (1988), mais três de ouro, oito de prata e quatro de bronze. Na Paraolimpíada de Barcelona, em 1992, os competidores trouxeram três medalhas de ouro e uma de bronze. Em Atlanta (1996), o Brasil obteve cinco medalhas de prata e seis de bronze. Em Sydney (2000) foram quatro de ouro, quatro de prata e uma de bronze. A campanha do atletismo brasileiro, no entanto, foi coroada a partir dos jogos de Atenas, em 2004: foram 16 medalhas no total, sendo cinco de ouro. Nos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro (2007) o Brasil terminou em primeiro lugar geral, com com 25 medalhas de ouro, 27 de prata e 21 de bronze, totalizando 73 medalhas na modalidade.
Fonte - www.esporte.hsw.uol.com.br/esportesparaolimpicos
domingo, 7 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário