quarta-feira, 10 de março de 2010

Associações nacionais



Além do Comitê Paraolímpico Brasileiro, o esporte paraolímpico nacional é organizado por seis associações, que representam seus atletas baseadas em suas deficiências e não em um esporte específico.- Associação Brasileira de Desporte para Cegos (ABDC)- Confederação de Desporto de Surdos (CBDS)- Associação Brasileira de Desporto para Amputados (ABDA)- Associação Brasileira de Desporto em Cadeira de Rodas (ABRADECAR)- Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE)- Associação Brasileira de Desporto para Deficientes Mentais (ABDEM).
JOGOS PARAOLÍMPICOS DE SEUL
Em 1988, os brasileiros disputaram os Jogos de Seul, batendo todos os recordes ao conquistar 27 medalhas, sendo quatro de ouro, 10 de prata e 13 de bronze. Destaque para Luís Claudio Pereira que conquistou três medalhas de ouro nas provas de arremesso de disco, dardo e peso, além de estabelecer três recordes mundiais. O Brasil terminou os Jogos em 25º lugar.Os anos foram passando e o número de atletas com necessidades especiais não parava de crescer. Para organizar, classificar e promover eventos, novas entidades foram criadas. Em 1990 surgiu a Associação Brasileira de Desporto para Amputados (ABDA).
JOGOS PARAOLÍMPICOS DE BARCELONA
Em 92, disputamos os Jogos Paraolímpicos de Barcelona. Não fomos tão bem quanto em Seul, mas terminamos em 30º lugar, entre 82 participantes. Esses Jogos, porém, revelaram ao Brasil e ao mundo a velocista Ádria Santos, que conquistou a sua primeira medalha de ouro.Em 1995 foi criada a Associação Brasileira de Desporto para Deficientes Mentais (ABDEM) e, nesse mesmo ano, as cinco entidades paradesportivas brasileiras (ANDE, ABDC, ABRADECAR, ABDA e ABDEM)unem-se e criam o Comitê Paraolímpicos Brasileiro (CBP), órgão que, desde então, é o grande responsável pela organização de eventos no Brasil além de enviar equipes para disputar eventos organizados pelo Comitê Olímpico Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário